κέραμος

_______________κέραμος

Do grego κέραμος significa “Argila queimada”, é a cerâmica?
 A cerâmica é mais, são as diferentes técnicas de modelação, a criatividade, os vidrados e as suas alterações, a paciência, a contração; mas sobretudo a persistência de intentá-lo muitas vezes, as vezes que precisamos.

A cerâmica é praticar, moldar, criar, pintar, desenhar, fazer, desfazer, mas para mim é sentir. Sim, sentir o barro nas nossas mãos, a sua humidade e plasticidade, transforma-lo no que pensamos e sentir o processo de secagem para fazer os últimos retoques e saber que a peça está pronta para a Mufla.

E no fim… a última palavra é da mufla, onde acontece uma transformação fantástica: o barro com o calor do fogo converte-se em cerâmica – “argila queimada”.
Ao abrir a mufla sempre com expectativa, de alguma surpresa (agradável ou não), mas com muitas ilusão ao examinar as mudanças nas peças.


Todo um processo onde a calma e a paciência são as melhores aliadas. Mas se não aceitamos as possíveis quebras e alterações não desejadas será sempre uma desilusão e as vezes muito frustrantes. Mas se aceitamos todo o processo da criação da nossa peça, então desfrutamos e sentimos a cerâmica.

http://canteirodimagens.wixsite.com/canteiro-d-imagens


Sem comentários:

Enviar um comentário